Dados do Ministério da Economia apontam que cidade teve ampliação de 6.570 firmas no primeiro semestre de 2022
A cidade de São Bernardo registra quase um terço do saldo de empresas criadas no âmbito do Grande ABC neste primeiro semestre de 2022. O desempenho do município, oficializado em levantamento do Ministério da Economia, representa índice de 31,24% do balanço regional entre janeiro e junho deste ano. A relação identifica que, nestes primeiros seis meses, São Bernardo teve a expansão de 6.570 unidades, enquanto a região contabiliza saldo de 21.029 firmas no período.
O resultado de São Bernardo foi o melhor entre as sete cidades do ABC. Os dados formalizados na quarta-feira (13/07) pelo governo federal, no painel do Mapa de Empresas, apontam que o município computou cenário favorável de 10.990 empresas abertas e 4.420 fechadas do início de janeiro a fim de junho, mesmo diante da conjuntura da pandemia de Covid-19. Neste intervalo, o recorte regional documentou a abertura de 34.990 companhias e o fechamento de 13.961 firmas em 2022.
“Esse balanço do primeiro semestre reforça que estamos no caminho certo, reiterando toda pujança econômica de São Bernardo, considerada em 2021 a melhor do País para se fazer negócio na área da indústria. Temos oferecido desde o começo da gestão incentivo fiscal, como o congelamento de tributos, e adotado medidas para desburocratização como forma para atrair investimentos e gerar oportunidades, emprego e renda. Prova disso é o Caged positivo em todas as vertentes”, sustentou o prefeito Orlando Morando.
Os números se refletem diretamente na geração de empregos. Com a atualização do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em maio, São Bernardo anota saldo de 13.327 novos postos de trabalho nos últimos 12 meses e 5.826 empregos com carteira assinada no acumulado do ano. Somente no mês de maio, levantamento mais recente, o saldo positivo ficou em 1.520 vagas formalmente criadas na cidade.
O município possui também a Sala do Empreendedor, no andar térreo do prédio do Executivo, como uma das unidades públicas responsáveis por esse fomento. O mapa do Ministério da Economia observa ainda outro ponto atraente para novos empreendimentos na cidade: o tempo de abertura de empresa em São Bernardo é, atualmente, de dois dias e seis horas.
ABERTURAS – No contexto do panorama favorável de São Bernardo, a cidade catalogou nesta lista do semestre inaugural de 2022 a abertura desde MEIs (Microeemprendedor Individual) a grandes empresas. A relação conta, por exemplo, com as inaugurações da primeira unidade da rede Oxxo, no Centro, filial do hortifruti Natural da Terra e a megaloja da Havan, na Vila Planalto.
Para o segundo semestre deste ano, já há previsão de lançamento de loja da rede Assaí, no espaço do antigo Extra Anchieta, e a nova unidade do Atacadão, da rede Carrefour, na Avenida Maria Servidei Demarchi.