A ação inédita, assinada pela agência Nama, foi vista por uma média de 2 mil pessoas e o projeto já arrecadou cerca de 8 mil peças de roupas que serão direcionadas para triagem pela Cruz Vermelha São Paulo
Com o objetivo de provocar o consumidor a refletir sobre a importância da reciclagem de roupas usadas, a Malwee promoveu na última terça-feira, Dia Mundial da Reciclagem, na Avenida Paulista, em São Paulo, uma ação inédita que uniu sustentabilidade e solidariedade. Com a colaboração da artista plástica Carol Almeida, a marca criou uma instalação de arte que simulava uma montanha de roupas e fazia o alerta sobre os descartes.
O movimento DES.A.FIO convidou o público a doar cinco peças de roupas, em troca de um moletom reciclado produzido com o “fio do futuro”, fabricado a partir de roupas usadas que seriam descartadas.
A mostra foi vista por cerca de 2 mil pessoas, que compareceram ao local e cerca de 8 mil peças já foram doadas desde o início do movimento, incluindo ação no canal digital e evento de lançamento, realizado no último dia 11, em São Paulo. Todos os itens foram encaminhados à Cruz Vermelha São Paulo que, após uma triagem, destinará a doação ou as devolverá para a Malwee reciclar as peças e desenvolver novas peças.
“A Malwee é referência internacional em sustentabilidade e defende, em seu posicionamento de marca, “Moda Sem Ponto Final”, uma moda mais consciente, sustentável, inteligente e circular. A ideia de fazer esse projeto é, de um lado, chamar a atenção para a importância da reciclagem de roupas no Brasil e no mundo, pelo bem da nossa indústria da moda, da sociedade e do meio ambiente. Ao longo dos últimos anos, fomos nos acostumando a separar o nosso lixo e reciclar materiais como papel, alumínio, plástico, vidro…, mas, e as roupas? A doação costuma ser o fim do ciclo das peças que escolhemos vestir, porém elas não acabam assim. Em algum momento, todos os produtos que um dia já fizeram parte do nosso guarda-roupas serão descartados e precisamos de uma solução para isso. A imagem da montanha de roupas impressiona, mas a intenção foi justamente provocar essa reflexão“, explica Guilherme Moreno, Gerente de Marketing da Malwee.
Após a ação de lançamento no Dia Mundial da Reciclagem, a Malwee inicia um processo contínuo de estímulo e coleta de roupas usadas de qualquer marca para transformar em novas peças. Em breve, marca anunciará a criação de 65 pontos de coleta de roupas usadas espalhados pelo Brasil. Todas as roupas coletadas que estiverem em boas condições serão doadas à Cruz Vermelha São Paulo, instituição que atua há 110 anos na ajuda aos mais vulneráveis; e as que não puderem mais ser usadas serão destinadas à reciclagem para a produção de novas roupas.
Toda a criação da ação de lançamento do projeto DES.A.FIO tem a assinatura da agência Nama, que trabalhou em parceria com as consultorias Think Eva e Marina Colerato.
“Acredito que as marcas têm uma responsabilidade enorme quando falamos de estratégia e comunicação. Nesse caso, o intuito da campanha e, em especial, do movimento DES.A.FIO, foi chamar a atenção para a urgência de se pensar ações para a diminuição de impactos ambientais negativos causados, em parte, pela indústria da moda, em parte, por comportamentos de consumo equivocados. Por isso, estamos também incluindo o consumidor nessa conversa, pois ele é parte fundamental nesse debate sobre moda circular“, explica Karen Hofstetter, Diretora Criativa e Fundadora da Nama.