Iniciativa auxilia a Defesa Civil e demais instituições de resposta em ocorrências e desastres
Representantes da Defesa Civil Estadual realizaram, na última segunda-feira (25), na sede do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, uma apresentação da Rede Estadual de Emergência de Radioamadores (REER). O sistema foi detalhado ao Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos da entidade regional.
A REER está vinculada à Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC-SP). O objetivo da iniciativa é auxiliar a Defesa Civil e demais instituições em ocorrências e desastres que comprometem a comunicação, restabelecendo uma linha de contato com rapidez e eficiência.
Conforme o decreto estadual 64.569/2019, a REER é integrada por voluntários pessoas físicas, habilitados a operar estação de radioamador instalada no território estadual e titulares de Certificado de Operador de Estação de Radioamador (Coer) expedido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A participação dos radioamadores é subordinada a um Coordenador Regional da REER.
A iniciativa foi apresentada pelo coordenador operacional da REER, Rodrigo Coelho Salvatori, pelo coordenador geral da REER, Fernando Gonçalo, e pela coordenadora Regional da REER, Pâmella Zarpellon.
No ABC, foram identificadas 12 pessoas que atuam como radioamadores. Por meio do programa, o Governo do Estado pretende criar uma radioamadores que atuem voluntariamente num caso de emergência.