Brasil ocupa 5º lugar no ranking mundial de crescimento na produção de produto de comunicação
De acordo com estudo realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de crescimento da produção de podcasts. A pesquisa mostra que 57% dos brasileiros começaram a ouvir podcasts durante a pandemia.
Para o empresário brasileiro e CEO de um dos podcasts mais famosos do momento, o “Podpah”, Victor Assis, o mercado do podcast não é passageiro. É a nova forma de se informar e de se consumir conteúdo. E ainda completa que os podcasts serão, inclusive, peças chave nas próximas eleições.:”Se as redes sociais já fazem parte da estratégia nas eleições, os podcasts também vão entrar como peça chave”, explica.
“Um outro exemplo legal da força dos podcasts, é que no game Spider Man que saiu pra PLay Station 5 o personagem chamado Miles Morales, no jogo, se informa via um podcast da internet. Isso reforça que os podcasts serão cada vez mais um formato de informação e entretenimento, chegando em cada vez mais pessoas”, pontua.
A pesquisa também mostrou que a porta de entrada no mundo do áudio tem algumas motivações em comum. A maior parte dos ouvintes escuta podcasts para buscar entretenimento em assuntos de interesse pessoal (41%).
Assis tambémrevela que o Podpah foi o primeiro podcast a trazer grandes marcas para o cenário no Brasil. “O mercado do nosso País ainda é embrionário, já que existem milhares de podcasts e com o passar do tempo alguns vão se consolidar e virar referência, seja para notícias, curiosidades, esportes e entretenimento”, relata.
As plataformas mais buscadas para o consumo de podcasts são o Youtube (56%), seguido por Spotify (40%), Google Podcast/Play Music (17%), Globoplay (11%), Deezer (9%), Site ou aplicativo do próprio podcast (5,4%) e iTunes (4,9%).
O estudo mostra que 48% ouvem enquanto realizam atividades domésticas, 38% enquanto navegam na internet, 25% aproveitam o momento antes de dormir, 24% colocam os fones durante o trabalho ou estudo — a mesma porcentagem o faz durante o transporte entre casa e trabalho ou casa e estudo —, 20% escutam durante a realização de atividades físicas e 18% têm o hábito de ouvir enquanto realizam uma rotina de auto cuidado.
A pesquisa destacou que o consumo dos podcasts é mais frequente do que o esperado: 43% dos entrevistados têm o hábito de ouvir podcasts de uma a três vezes na semana, tendo em vista que 16% escutam todos os dias. Além disso, 25% costumam ouvir um montante de uma a duas horas por dia.