Verba arrecadada pelo produto será destinada a projeto social de formação profissional de jovens em Santo André
Segundo dados da Credit Suisse e Statista, divulgada pela CupomValido, o Brasil é o terceiro país que mais consome cerveja no mundo e de acordo com a pesquisa da Euromonitor, de 2018, ela também é a bebida alcoólica mais consumida no País. Entretanto, muitos consumidores não sabem que uma boa parte do dinheiro que se gasta ao comprar uma unidade fica com o governo como forma de impostos. Para alertar sobre essa alta carga tributária no valor da bebida, foi criada a “Impostômetro”, cerveja artesanal que traz no rótulo informações sobre o tema.
O responsável pela pelo projeto é Paulo Proieti, empresário do ramo de manutenção, venda e locação de empilhadeiras de Santo André que resolveu desenvolver o produto motivado por sua apreciação pelo universo cervejeiro. “Sou muito fã de cerveja artesanal, tanto que coleciono vários rótulos diferentes e conheço diversos produtores e revendedores. A partir disso, pude perceber que uma queixa frequente de quem produz é a alta quantidade de impostos que a bebida tem e que no final acaba afetando o consumidor, que paga um preço caro no produto final”, relata.
Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindcerv), o impacto atual dos tributos no preço final da cerveja chega a 56%. No caso das artesanais, estima-se que, em alguns estados, a carga tributária da produção ultrapasse 60% do valor de venda.
Entre os principais impostos da bebida, estão o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), Programas de Integração Social (PIS), Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “A Impostômetro vem ao encontro disso, mostrar que o Estado toma boa parte de cada gole que a gente toma”, afirma o idealizador. A ideia da criação do produto surgiu após conversar com o dono da marca Animal Beer (que é amigo de Proieti), cervejaria artesanal localizada em Santo André.
A intenção foi chamar a atenção para a alta carga tributária de um modo divertido. “O lançamento é recente, mas a ação tem recebido um feedback muito bacana até agora. Muitos elogios e procura de pessoas de diversas regiões além do ABC. É um sinal que, de alguma forma, pessoas se identificaram com essa pauta”.
O protesto também tem um viés também social, já que todo valor arrecadado com as vendas da Impostômetro será revertido para o projeto Camp Piero Pollone. Administrado pelo Rotary Club Santo André Norte, o projeto prepara e encaminha, gratuitamente, jovens do ABC para o mercado de trabalho.
Para o primeiro lote o empresário encomendou a produção de 200 kits, que contêm uma garrafa da Impostômetro, uma cerveja American Pale Ald alaranjada e um copo com uma régua que ilustra qual a quantia que vai para o governo. “A proposta é que ao adquirir o seu kit, o consumidor tire uma foto e poste em suas redes sociais para que outros cervejeiros também fiquem cientes sobre essa carga tributária pesada. Se tivéssemos uma Reforma Tributária, talvez o produto seria mais barato aqui no nosso País”, comenta o empresário.
Quem se interessar pela ideia, pode adquirir kit da Impostômetro com Paulo Proieti pelas redes sociais (Facebook e Instagram) ou pelo WhatsApp 11 93244 7829.