Empenhada em ajudar empresas locais na digitalização e escala de seus negócios online, a empresa já capacitou mais de 50 mil empreendedores
A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, celebra o marco de mais de 2 milhões de vendedores brasileiros registrados na plataforma, entre micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), assim como grandes marcas na Shopee Oficial (Nivea, Reserva, Empório Nestlé, Faber-Castell, Mundo Danone, Philips e Black&Decker, entre outras). Mais de 85% das vendas do marketplace são de lojistas brasileiros e a Shopee continua apoiando esses vendedores com iniciativas para alavancar ainda mais os seus negócios online.
Responsável pelo marketing na Shopee Brasil, Felipe Piringer, destaca que a empresa tem um forte comprometimento para apoiar vendedores e comunidades brasileiras.”Esse fator tem atraído cada vez mais empreendedores e marcas para o nosso marketplace. Nosso suporte vai além de oferecer uma plataforma fácil e segura. Já capacitamos mais de 50 mil pessoas nos últimos 12 meses em mais de 20 tipos de aulas para ajudá-las na digitalização dos negócios e alavancagem de vendas. Além disso, temos feito um trabalho de acompanhamento de alguns negócios”.
Treinamentos gratuitos
O aperfeiçoamento profissional dos vendedores também está na lista de prioridades da Shopee, que está continuamente investindo no Centro de Educação do Vendedor, um ambiente de aprendizagem virtual com webinars e cursos profissionais com vários módulos como “Aprenda a analisar o desempenho da sua loja”, “Venda mais com as ferramentas da Central de Marketing”, “Otimizando seus envios”, entre outros.
Em um pouco mais de um ano da iniciativa, a empresa já capacitou mais de 50 mil empreendedores em mais de 300 horas de webinars. Além disso, a Shopee mantém um grupo privado no Facebook para que os vendedores possam trocar conhecimento e informações. A iniciativa fornece suporte para vendedores iniciantes até os mais experientes.
Apoio aos vendedores
Além dos treinamentos, a Shopee conta com um programa de incubação para apoio ao vendedor assim que chega na plataforma. A iniciativa é gratuita e apenas para convidados. Com duração de quatro semanas, os profissionais da Shopee ajudam os lojistas no onboarding com estratégias para aumentar as vendas, como a utilização de ferramentas de marketing e publicidade, na melhoria do design da loja, entre outros.
Já para aqueles que estão há mais tempo na plataforma, a Shopee realiza visitas periódicas para alguns lojistas selecionados para apoiá-los no que for preciso. O suporte pode ser o compartilhamento de boas práticas operacionais ou até ajuda na resolução de problemas como melhor organizar o estoque, por exemplo. Esse programa está em fase piloto com presença em cidades selecionadas.
Desde julho de 2020, quando abriu o seu canal para os vendedores brasileiros, a Shopee reúne empreendedores de todas as regiões do Brasil. São empreendedores que encontraram na digitalização uma oportunidade de iniciar o seu próprio negócio, outros de aumentar os resultados de suas lojas, ou ainda aqueles que sentiram a necessidade de se reinventar no meio da pandemia.
Outros recursos para vendedores
O complexo de comprar online também oferece ferramentas para melhorar a performance de vendas. Uma delas é o Shopee Ads, que ajuda vendedores a atraírem mais compradores para suas lojas por meio de anúncios personalizados. Para utilizar é simples e não há imposição de investimento mínimo diário. Os três formatos disponíveis são: busca por produtos, descoberta e busca por lojas.Outros recursos estão disponíveis para vendedores potencializarem suas vendas na Central de Marketing, como o Leve Mais por Menos, promoções que permitem que o comprador adicione produtos específicos ao pedido para obter mais descontos, os Combos, que são promoções que permitem descontos adicionais ou presentes com gasto mínimo, as Ofertas Relâmpago, que são promoções por tempo limitado para atrair mais compradores, entre muitos outros.