Para microempreendedores data sazonal traz oportunidade
Como reflexo do processo inflacionário, ou seja, aumento de preços de produtos e serviços, a Páscoa deste ano terá um consumo maior de barras de chocolate e bombons, segundo previsão do presidente da Associação Comercial e Industrial de São Bernardo do Campo (ACISBEC), Valter Moura. “Os preços estão muito altos e, além disso, o consumidor perdeu o poder de compra”, antecipa o dirigente.
De acordo com ele, o consumidor não consegue acompanhar o aumento dos preços dos alimentos em geral. “O valor de um ovo de chocolate pequeno, de 250g, de marcas tradicionais, custa mais do que 10% do salário mínimo, em torno de R$120,00. É impossível! Por isso, a saída será optar por bombons e barras de chocolate”, relata.
Para Moura, a tendência é o consumidor esperar até os últimos dias para ver se os preços baixam. “A possibilidade é não comprar ou ficar sem”, aposta. Já as fabricantes tendem a adotar uma estratégia, já que se trata de produtos sazonais. Para evitar perdas ou encalhes, os ovos de chocolate podem ser vendidos a preço de custo, posteriormente, para aumentar a chance de venda, segundo explicou o dirigente.
Pequenos negócios
A data sazonal também oferece oportunidade para microempreendedores com venda de ovos artesanais. “Há muitas pessoas que buscam uma renda extra e a Páscoa é o melhor momento para as vendas. O consumidor está incerto em relação ao que pode acontecer na economia, por isso, deve procurar opções caseiras, que são mais baratas em relação aos ovos de chocolate tradicionais que têm embutidos no preço a embalagem, entre outros custos do comerciante estabelecido”, acrescenta Moura.
Dados da Apas (Associação Paulista de Supermercados) indicam que os ovos de Páscoa vendidos em supermercados estão até 40% mais caros em relação ao mesmo período do ano passado.