Levantamento divulgado há pouco pelo instituto Paraná Pesquisas reforça o cenário de polarização para as eleições presidências deste ano entre Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Os dois lideram as corridas em todos em cenário simulados com larga vantagem em relação aos outros concorrentes.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados aos respondentes, Lula lidera com 40% seguido por Bolsonaro 32.7%. Sérgio Moro (União Brasil) figura na terceira colocação com 7,1%, na frente de Ciro Gomes (PDT), com 5,4%, João Doria (PSDB), com 2,3%, e André Janones (Avante).
Completam o cenário Simone Tebet (MDB), Luis Felipe D’Avila (Novo), Eduardo Leite (PSDB), Alessandro Vieira (PSDB), Rodrigo Pacheco (PSD) e Luiz Henrique Mandetta (União Brasil). Nenhum deles atingiu 1% de intenção de voto.
O instituto projetou outros quatro cenários para o primeiro turno, em que Lula varia dentro da margem de erro. Bolsonaro também varia dentro da margem na maioria das simulações, exceto quando o nome de Moro é retirado da disputado. Neste quadro, as intenções de voto do presidente sobem para 35,3%, enquanto Lula registra 41,5%.
Quanto aos candidatos da chamada “terceira via”, nenhum deles, independente da simulação, consegue atingir dois dígitos nas intenções de votos.
Na simulação de segundo turno, Lula bate o atual presidente por 47,1% contra 38,5%. Somados, os que não sabem, não responderam ou que declaram votar em nenhum dos dois ou em branco e nulo, atingem 14,4% dos entrevistados.
O instituto realizou a pesquisa entre 31 de março e 5 de abril, nas cinco regiões do País. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e a margem de erro é de 2,2%. A pesquisa completa pode ser acessada por aqui.