Rede de supermercados também divulga dados referentes ao ano passado
A Cooperativa de Consumo (Coop), uma das redes de supermercados mais conhecidas na região metropolitana de São Paulo, que também conta com drogarias e postos de combustíveis, formalizou a mudança de seu novo presidente na última quarta-feira (30). Na ocasião, também foram divulgados os boletins sobre o desempenho da cooperativa em 2021 e as projeções para os próximos anos.
Após nove anos à frente da Presidência Executiva, Marcio Valle passou o bastão para o economista Pedro Luiz Ferreira de Mattos. A jornada de Mattos na Coop teve início em 2001, quando foi eleito membro do Conselho de Administração. Em 2017, o executivo foi convidado a integrar a Diretoria Executiva da Coop na área de Administração e Finanças & CDO. O movimento já adiantava uma transição futura, ainda que sem data marcada.
“Acredito que o varejo não é uma questão de comprar e vender, é uma questão de criar conexão entre pessoas e produtores. E isso é algo que a Coop cumpre o papel muito bem, então, tudo aquilo que pudermos aproveitar desta conexão criada, podem ter certeza que vamos procurar explorar e tirar os melhores benefícios”, reflete o novo presidente.
Cooperativa registra bons resultados em 2021
Mesmo com diversas incertezas econômicas durante os anos de pandemia e o baixo fluxo de recuperação no nível de emprego, o setor de supermercados conseguiu obter um crescimento positivo em 2021. A Coop apresentou crescimento de 1,4% na comparação com 2020 no fornecimento total e fechou o ano com um faturamento de R$ 2,6 milhões, envolvendo suas 113 unidades de negócios.
O faturamento bruto é liderado pelos supermercados, que representam 79,8% do indicador, seguido pelas Drogarias (18,9%) e pelos postos de combustíveis (1,3%). As drogarias apresentaram crescimento de 12,4% no ano passado, na comparação com 2020.
Um item destacado pelos executivos foi o forte trabalho na digitalização dos negócios Drogaria e Supermercado. Nos próximos anos, o crescimento do comércio eletrônico deve se manter em ritmo acelerado. A marca tem planos de unificar as plataformas de e-commerce das drogarias e supermercados. A ferramenta oferecerá aos usuários opções para retirada e entrega das mercadorias.
No ano passado, a cooperativa registrou 138 mil novas associações, um crescimento de 5% sobre o ano anterior, acumulando 658 mil cooperados nos últimos 10 anos. Aproximadamente 950 mil clientes que fazem parte da cooperativa realizaram compras nas unidades, num total de mais de 1 milhão de pessoas que fizeram compras nas lojas Coop em 2021.
“Temos toda condição de fazer um acolhimento ao cliente potencializando de uma maneira exponencial, e isso tem que estar associado a manutenção da relevância da nossa marca como um canal importante para os nosso fornecedores, e isso tem nome, isso é expansão, então nós vamos crescer, sempre com base nos nossos pilares: Eficiência operacional, foco no cliente e relevância,” finaliza.
A expansão citada por Mattos envolve a criação de dez novas drogarias, um novo supermercado (na Avenida Dom Pedro I, em Santo André) e reformas em outras 20 unidades da Coop ainda em 2022 (intervenções previstas para atualizar as unidades com o novo posicionamento da marca).