Após dois anos sem a realização do evento, por conta da pandemia, cerca de 51,8% de pessoas participaram pela primeira vez do festival.
O Festival Lollapalooza Brasil agitou o Autódromo de Interlagos de 25 a 27 de março, levando 302 mil pessoas nos três dias de evento e movimentando R$ 421,8 milhões na capital paulista nesta edição, incluindo gastos com produção, montagem, patrocínios, além das despesas dos turistas e moradores da cidade com hospedagem, transporte, alimentação, compras e outros. Deste total, o gasto direto só de turistas foi de R$ 123 milhões.
A pesquisa feita pela Prefeitura de São Paulo, por meio do Observatório de Turismo e Eventos da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), revelou o perfil do público no evento, composto por 53,1% de pessoas de fora da cidade, sendo que a maioria desses turistas era do interior de São Paulo, seguido por visitantes dos Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. O tempo de permanência dos visitantes de outras cidades na cidade foi, em média, de 4,2 dias.
Para o valor total dos dados, o SPTuris também contou com a cooperação do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria Estadual de Viagens e Turismo (Setur-SP).
Impacto positivo para a cidade
Para o presidente da SPTuris, Gustavo Pires, com a retomada de eventos, a capital paulista deve ficar movimentada o ano inteiro. “A prefeitura apresentou há menos de uma semana o Calendário de Eventos Estratégicos da cidade e o Lolla foi o primeiro megaevento que já gerou todo esse impacto, mostrando que a cidade tem muito a ganhar com a realização de grandes eventos”, relata.
Segundo o levantamento, 97% do público afirmou que a Prefeitura deve continuar apoiando o festival, que nesta edição teve apresentações de grandes artistas e bandas como Emicida, Mano Brown, Pablo Vittar, Alok, Doja Cat, Alessia Cara, The Strokes, Miley Cyrus, Planet Hemp e muito mais.
“Além disso, a São Paulo Turismo deu apoio ao evento com a divulgação de atrações turísticas da cidade junto aos promotores nas redes sociais e a disponibilização de uma Central de Informação Turística no evento”, completa Pires.
Confira os principais dados preliminares da pesquisa realizada pelo Observatório da SPTuris no Festival Lollapalooza Brasil 2022: 60% do público foi feminino, e contanto ambos, homens e mulheres, 75,6% tinham entre 18 e 29 anos. O Transporte público mais utilizado para chegar ao local foi o metro.
Além disso, 51,8% foram pela primeira vez ao evento e os que vieram de outros estados ou cidades ficaram hospedados em hotel, com um número de cerca de 33,7%. As mídias sociais foram o meio mais usado para se informar, principalmente o Instagram com 92,6% e 81,7% pretendem voltar nas próximas edições.