Evento marca a retomada das atividades presenciais como a Feira da Fraternidade e ainda realiza a entrega de espaços culturais como Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes
O aniversário de Santo André está chegando. Comemorado dia 8 de abril, esse ano a cidade completa 469 anos. Após dois anos sem atividades presenciais a prefeitura apresenta uma programação com atividades culturais e de lazer durante todo o mês. Nesta última quarta-feira (24), o prefeito Paulo Serra, acompanhado pelo vice-prefeito, Luiz Zacarias e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Ana Carolina Serra, divulgou o calendário de programações do município.
O mês de eventos será realizado sobre dois pilares, o de celebração e o da solidariedade. Ao todo são 100 atividades distribuídas durante o decorrer dos dias, contando também com cerca de 400 artistas envolvidos. “Assim, como já foi feito no Natal Solidário, cerca de 90% dos eventos devem ser patrocinados pela iniciativa privada. Então, tem muito pouco investimento público, a gente espera que nenhum, mas ainda temos mais uma semana pela frente para terminar os acordos. Mas, como a cidade vive esse bom momento de credibilidade, as pessoas estão apostando muito em Santo André, e acreditamos que os eventos serão bancados praticamente por inteiro pela iniciativa privada”, diz o prefeito.
A lista de atrações começa no sábado (2), quando o Paço Municipal será palco de várias atividades de cultura e lazer, na primeira edição do Sábado no Paço, das 10h às 17h. Neste mesmo dia, às 18h, o Parque Central recebe mais uma edição do Cinema no Parque, com a animação “Viva – A Vida é uma festa”.
No domingo (3) o público poderá conferir a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa), em um concerto de tributo ao Led Zeppelin, com a banda Ledness. O show faz parte do Festival Multicultural, que será realizado das 10h às 17h, com programação musical, teatro, lazer e oficinas.
O dia do aniversário (8) vai começar com uma homenagem a João Ramalho, o fundador da cidade, em frente à Praça dos Correios. Logo após, a Prefeitura entregará à cidade as obras do Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, com apresentação da Ossa, exposição e projeção mapeada. No local estão programadas atividades de cultura, patinação artística, projeção de filme e um baile.
Nos dias 8, 9 e 10 de abril, no Paço Municipal, se tem o retorno da Feira da Fraternidade, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade. O evento contará com 57 barracas ocupadas por entidades assistenciais do município, com comidas típicas de 12 países. Toda a renda será revertida exclusivamente para as instituições. No dia 16 de abril dois locais da cidade recebem a Jornada Cultural. O evento será realizado das 11h às 19h no Parque da Juventude, e das 10h às 16h no CEU Ana Maria.
Outro destaque da programação é o 1º Festival do Cambuci do Parque Natural do Pedroso. Será realizado dia 30, das 10h às 15h, próximo à sede administrativa e playground do parque. Neste evento de estreia, os visitantes poderão comprar comidas e pratos preparados com o Cambuci, fruto típico da Mata Atlântica e cujas árvores estão presentes em diversas áreas do Parque do Pedroso.
“É um momento de muita alegria e emoção. Há dois anos estávamos aguardando este momento de comemorar o aniversário da nossa cidade do jeito que o andreense gosta, celebrando a vida. Temos várias obras para entregar, vários eventos diferenciados para viver este momento de festa. Santo André chega a este aniversário comemorando os desafios vencidos e mais forte para seguir em frente e vencer os desafios que virão”, destaca o prefeito Paulo Serra. O site com toda a programação vai entrar no ar em breve e nele os munícipes irão poder conferir todas as informações dos diversos eventos espalhados pela cidade.
A proposta das ações serem realizadas em diferentes bairros da região, incentivam as pessoas a saírem de casa sem tantas preocupações relacionadas a grandes multidões e assim, proporcionam uma sensação de maior segurança, como menciona Paulo Serra. “A retomada mais descentralizada está sendo muito positiva. Ela gera um retorno gradual, pois as pessoas vão se sentindo mais seguras e pouco a pouco voltam a participar. É um cenário que lembra muito o da reabertura do comércio, que também aconteceu mais gradativamente e hoje já temos um aumento de 120% de circulação de pessoas nas lojas e restaurantes se comparado a março de 2019”, compartilha.
Solidariedade
Além da já mencionada Feira da Fraternidade que volta presencial, os principais eventos de aniversário contarão com pontos de recebimento de doações que serão informados no site da programação. No Paço Municipal haverá um ponto fixo que receberá itens durante todo o mês de abril. Além disso, os munícipes também poderão doar nas Lojas Solidárias, Banco de Alimentos, Estações de Coleta e empresas parceiras.
A primeira dama da cidade, Ana Carolina Barreto Serra, ressaltou a importância do espírito de solidariedade. “Nos últimos dois anos não deixamos de celebrar o aniversário de Santo André, mas comemoramos de maneira eletrônica e a cidade sempre se mostrou muito solidária. Agora que estamos retomando as atividades presenciais continuamos contando com o espírito solidário do andreense para ajudar quem mais precisa”, afirma.