Parceria entre a rede de Shoppings Aliansce Sonae e a ArtRio visa a promoção de cultura e conhecimento aos visitantes
A cidade de São Bernardo celebra a chegada da ArtSampa, iniciativa que fica em cartaz até o dia 10 de abril no Shopping Metrópole, e conta com réplicas de obras relevantes de pintores renomados. O projeto acontece graça a vontade da empresa Aliansce Sonae, líder nacional no setor de shopping centers e a maior administradora do país, em querer disponibilizar, cada vez mais, cultura aos visitantes de seus centros de compras a partir de parcerias exclusivas, com o objetivo de democratizar o conhecimento e o acesso à arte. A ideia é trazer ativações culturais aos shoppings no período em que acontecem os eventos de arte na cidade.
Então, pelo quarto ano consecutivo, a rede renova seu apoio ao projeto ArtRio e celebra a chegada da iniciativa a São Paulo, com o nome ArtSampa, que ocorreu primeiramente nos dias 16 a 20 de março na OCA, localizada no Parque do Ibirapuera, e que já passou por quatro shoppings do Rio de Janeiro e pelo Plaza Sul Shopping, na capital paulista.
A mostra, que já está em cartaz, leva o nome de “História da Arte, Olhar e Descoberta”, e está localizada no lounge em frente à Vivara. Com curadoria da museóloga e professora de arte Libia Schenker, a exposição se desdobra em 10 totens, os quais contam os principais períodos da história da arte, do Renascimento ao Expressionismo Abstrato, reunindo nomes como Monet, Cézanne, Picasso, Matisse e Miró. Os totens possuem um QR Code que leva os clientes para um hotsite por meio do qual os visitantes terão acesso às gravações com a voz da cantora Roberta Sá.
Crianças e adultos terão oportunidade de aprender mais sobre o tema durante o ArtSampa. O espaço terá visitas guiadas com arte-educadores de terça a domingo, das 14h às 20h, e para os pequenos, de sexta a domingo, das 14h às 20h, será realizada ainda a oficina infantil de pintura e colagem, uma atividade que vai promover o conhecimento de uma forma lúdica para os pequenos.
Para Rodrigo Galo, superintendente do Shopping Metrópole, a presença da mostra é a junção da arte com a eduação. “Nós sempre buscamos proporcionar as melhores experiências para os visitantes. É um prazer para nós recebermos o ArtSampa, pois vai trazer entretenimento, conhecimento e educação. Queremos, cada vez mais, expandir atividades culturais como está por aqui”, ressalta.
A diretora de Marketing da Aliansce Sonae, Ana Paula Niemeyer, ainda completa e fala que acredita na cultura como forma de promover a transformação social. “ Entendo que nossos shoppings funcionam como uma plataforma de disseminação de conhecimento. Este é o quarto ano que patrocinamos o evento e chegamos com eles a São Paulo”, conta a diretora.