Recém-inaugurada no ABC, a My Pet Memo oferece ambiente confortável e respeitoso para acolher tutores nos momentos de luto
O animal de estimação não é mais um simples companheiro para as pessoas e, segundo dados do relatório da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), referente ao ano de 2020, o Brasil conta com mais de 144,3 milhões de animais domésticos. Cada vez mais, um elo de amor familiar faz com que os donos busquem os melhores serviços para proporcionar bem-estar ao pet. Para atender esse mercado, chega ao ABC um lugar especializado em acompanhar e cuidar de um dos momentos mais difíceis na trajetória do dono com o seu pet: a sua perda.
A My Pet Memo, localizada na Rua das Caneleiras, 535, em Santo André, oferece serviços de cremação para animais. Inaugurada em janeiro de 2022, ela atende 24 horas, durante os sete dias da semana, e oferece serviços como remoção, momento de despedida em sala privativa e cremação coletiva ou individual.
O negócio foi idealizado pelos sócios Ronaldo Feitosa, Luiz Carlos Duarte e Rui Dalla justamente após a experiência repentina de um deles com a morte de sua cachorrinha. “Sem nenhuma ideia sobre o que fazer com o corpo, um dos sócios acabou deixando aos cuidados da clínica veterinária para remoção do serviço público (acreditando que existia um serviço específico para incineração de animais). Porém, tempos depois, se deu conta que o destino do corpo de sua cachorrinha foi a incineração conjunta com outros tipos de resíduos, como hospitalares por exemplo”, relata Feitosa.
O estabelecimento, em ambos os modelos de cremação, fornece uma certificação e na modalidade individual as cinzas também são disponibilizadas em urna.
O mercado pet e o Brasil
Tamanha população de pets, em conjunto com o elo afetivo criado pelas famílias, transformou o mercado pet em um segmento que cresce exponencialmente. Ainda de acordo a Abinpet, até 2016 o Brasil não figurava no top dez dos países com maior faturamento mundial nessa área, mas, hoje, ele ocupa a sétima colocação com receita de R$ 27,2 bilhões. O levantamento aponta que o Pet Food (setor de alimentos no geral) é responsável por 75% do montante, seguido pelo Pet Vet (veterinário e atividades de saúde no geral ) com 17% e o Pet Care (serviços extras de cuidados como brinquedos, acessórios, etc), com 8%.
“Estamos estudando este mercado há anos, na verdade há exatos quatro anos enquanto aguardávamos a licença para funcionamento. Percebemos que mesmo durante o período de grandes crises, como o da pandemia, o setor de produtos e serviços voltados para animais de estimação, continuava crescendo no patamar de dois dígitos. Entretanto, o que mais nos chamou a atenção, não foi apenas os números, mas sim a qualidade dos serviços oferecidos que são extremamente altas”, declara Feitosa.
Os sócios avaliam que o ABC apresenta um ambiente promissor para a My Pet Memo e projetam o crescimento da empresa. “Estamos adicionando novos serviços de maneira consciente para garantir que a qualidade e cuidado não seja prejudicada. Ou seja, continuamos investindo recursos nas áreas necessárias: equipe, tecnologia, customização e principalmente atendimento ao cliente”, explica Feitosa. Para viabilizar a abertura do negócio, os sócios investiram 100% dos recursos de capital próprio.
Localização central
Diferentemente de outros tipos de estabelecimentos que oferecem o serviço de cremação com estrutura própria, que ficam em grande parte localizados em áreas afastadas dos centros metropolitanos, dificultando o acesso dos tutores, a My Pet Memo se diferencia pela localização. “Residimos em uma local central e privilegiado, para que os donos dos pets tenham condições de nos visitar, conhecer nossa estrutura, saber como funciona nosso processo, conversar com a equipe de colaboradores e ver o tratamento respeitoso que o seu animal de estimação receberá. Pois, de acordo com as pesquisas que realizamos durante a concepção do lugar, o serviço humanizado, personalizado e transparente são as características que os às famílias mais se preocupam e valorizam principalmente no momento de perda”, finaliza Feitosa.