Cerimônia ocorreu no último dia 10 e reuniu diversos agentes do ecossistema de inovação do ABC
Na última quinta-feira (10) ocorreu, no prédio da Ordem dos Advogados (OAB) de Santo André, a cerimônia de nomeação dos membros da Comissão das Startups da entidade. Presidida pela advogada Paula Roberta Lourenço, a comissão surge como uma das principais inovações e apostas do presidente da Ordem, o advogado Leonardo Dominiqueli, que assumiu em janeiro deste ano.
Além deles, participaram da cerimônia a vice-presidente da entidade, Aline Romanholli, o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego da cidade, Evandro Banzato, e o diretor do Parque Tecnológico de Santo André, Ricardo Magnani.
Na ocasião, Dominiqueli comentou a importância da comissão. “A OAB, sendo uma entidade de classe representativa, precisa entender, compartilhar e estar à frente de todos os debates ligados à tecnologia e a nova era que nós vivemos. Temos certeza que a Comissão de Startups e seus membros vão fazer a diferença e espalhar ideias. Estou muito feliz de poder implantar essa comissão na subseção de Santo André”, compartilha o presidente.
A proposta principal do grupo é facilitar a comunicação entre os profissionais da área jurídica e o setor de inovação, do qual as startups fazem parte. “Precisamos mudar o mindset da sociedade como um todo, para montarmos uma consciência de inovação e tecnologia. E para que isso aconteça, um dos pilares, que são os advogados, precisam estar mais ambientados, orientados e conscientes sobre o que acontece no setor de tecnologia”, ressalta Paula.
ABC: ecossistema de inovação
O ABC, cada vez mais, finca raízes como vanguarda da tecnologia. Essa é a opinião do superintendente do Sebrae Grande ABC, Paulo Cereda, que também prestigiou o evento. Informações levantadas pela entidade indicam que a região conta com 10.405 empresas de tecnologia.
O consultor do Sebrae e entusiasta do setor Fabio Souza afirma que o segmento busca se tornar uma referência de inovação no País. “72% do faturamento das empresas de tecnologia do ABC é oriundo de fora da região. Isso é exportação na veia, gerando riquezas e empregos qualificados”, destaca.
Costa compõe a comissão como membro consultivo, assim como Henrique Paduan e Ana Paula Zanetti. Outros que formam o time são: Evandro Barros, como vice-presidente; Daniel Buissa, como secretário; e Eduardo Holmo e Fernanda Medei como membros efetivos.
Parque Tecnológico pode impulsionar o setor no ABC
O encontro também teve a apresentação de Ricardo Magnani sobre o Parque Tecnológico de Santo André e o ecossistema de inovação do ABC. Em funcionamento desde dezembro de 2019, o Parque busca integrar entidades públicas e privadas que constituem o setor de desenvolvimento tecnológico da região.
Como parte das ações do Parque, a Prefeitura andreense trabalha na construção de um Centro de Inovação na cidade, localizado na Avenida dos Estados. O local passa por reformas e a previsão é que ele seja entregue no início de 2024.
“Acreditamos que o Centro será um ambiente onde os empreendedores, empresas e universidades da região irão poder se encontrar para desenvolver novas soluções, se capacitar e criar novas tecnologias e negócios. O objetivo é proporcionar a união de todos os atores para potencializar a inovação, o empreendedorismo e o desenvolvimento de toda a sociedade,” destaca.