Uso do item deixa de ser obrigatório na região
Seis prefeitos do ABC decidiram, nesta quarta-feira (9), flexibilizar o uso de máscaras de proteção contra a covid-19. A partir de hoje o item não é mais de uso obrigatório em ambientes abertos em todas as cidades do ABC, exceto em São Bernardo do Campo. A obrigatoriedade do uso do componente segue mantida para ambientes fechados.
O tema foi deliberado em assembleia do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada por videoconferência. Nenhum representante da Prefeitura de São Bernardo do Campo participou da agenda.
Em Nota Oficial distribuída pelo Consórcio, os prefeitos argumentam que a “decisão acompanha a melhora dos indicadores da pandemia no ABC”.
De acordo com o documento, nas últimas quatro semanas, a média móvel de casos caiu 80% na região. “Até 8 de fevereiro, a média de casos por dia era de 1.361. Em 8 de março, essa média caiu para 275”, informa a nota.
Ainda de acordo com o texto, a “ocupação média de leitos de UTI na região é de 24%, bem abaixo da ocupação aferida na capital, de 43%. Os óbitos tiveram redução de 66% no mesmo período”.
Em São Bernardo, decisão fica para amanhã
Logo após o anúncio do Consórcio Intermunicipal, a Prefeitura de São Bernardo do Campo também emitiu um comunicado oficial sobre o assunto.
“A Prefeitura de São Bernardo informa que vai deliberar amanhã (10) sua decisão oficial sobre o uso de máscaras, junto ao seu Comitê de Controle ao Coronavírus”, informa o documento.
O documento explica que na reunião de amanhã também consta a possibilidade do fim da obrigatoriedade “do uso da máscara inclusive em alguns ambientes fechados”.