Após crescimento em 2021 empresa quer internacionalizar a operação e tem expectativa de saltar dos R$ 40 milhões do faturamento atual para R$ 100 milhões no ano que vem.
Apesar dos desafios impostos pela pandemia, que se estenderam principalmente ao longo do primeiro semestre de 2021, o ano rendeu bons frutos para a UX Group. A logtech especializada em tecnologia para gestão de logística e transportes realizou 4,7 vezes mais entregas e quadruplicou sua receita em relação a 2020, faturando R$ 40 milhões, por meio de suas três verticais: Fulfillment, Solutions e Delivery.
O CEO e fundador da UX Group, Eneas Zamboni, explica que no início de 2021 a empresa ainda não sabia como se desenharia o restante do ano. “Começou nebuloso, com o país praticamente paralisado. No segundo semestre, houve a reabertura da economia e o varejo sentiu a concorrência de outros setores, como o turismo. Apesar deste contexto, embarcamos na tendência do shipping, caracterizado pela necessidade dos marketplaces em gerenciar a entregas dos sellers”.
Segundo ele, esta ferramenta inovadora está transformando a forma como o e-commerce vai operar em 2022. “Ela é a nossa grande ficha para alcançar o crescimento que esperamos para o ano que vem”, diz o executivo, cujos planos é faturar R$ 100 milhões nos próximos 12 meses”, completa.
A empresa ampliou as operações em diversos segmentos, como varejo de moda online e móveis, com líderes do setor como a Etna De janeiro a outubro de 2021, as entregas representaram 77% no faturamento do grupo, com ofertas que incluem um novo aplicativo com funções de roteirização da carga, comunicação de entrega a caminho por SMS e visualização em tempo real. A equipe de Delivery também aumentou 72%, passando de 25 para 43 pessoas. “Descentralizamos a operação de entrega com a abertura de sete novas bases avançadas. Duas estão localizadas nas regiões Sul, duas em Guarulhos (SP), uma no ABC paulista, uma em Mogi das Cruzes (SP) e uma em Osasco (SP)”, conta Zamboni, lembrando que o hub foi mantido na Cidade de Barueri (SP).” relata o CEO.
Já a vertical de Fulfillment, que hoje corresponde a 25% do faturamento total, tem como proposta realizar o gerenciamento do estoque dos clientes, conquistou clientes importantes para a marca UX Group. Entre eles, Petlove, Carrinho Cheio e Chefstok. “Trabalhamos com equipes qualificadas e nível de serviço diferenciado; nosso indicador de expedições é sempre em horas, nunca em dias. Tudo isso é para garantir a velocidade que os clientes e seus consumidores esperam de um comércio eletrônico”.
Os estoques dos clientes estão armazenados em 24 mil metros de área em operação, com índices ínfimos de perdas, avarias e extravio. “Atribuímos a excelência das operações às pessoas que atuam nos CDs, que fazem o seu melhor com total engajamento”, completa.
Zamboni destaca também a participação da UX Solutions no crescimento da empresa, vertente essa, responsável pela tecnologia implantada em todos os processos – como novas regras de frete, rastreamento de dropshipping, cálculos de frete, etiquetas com volume múltiplo e unificado e conciliação de fretes. A empresa conquistou clientes importantes como Carrefour, Kabum, HeartCo, ShopCare Home, Carrinho Cheio e Chefstock, com faturamento que representou 8,6% no total do grupo. “O time de TI dobrou de tamanho, realizamos uma reestruturação de arquitetura e iniciamos investimentos no reconhecimento de marca, inclusive com patrocínio de grandes eventos como o Porshe Cup Brasil”, revela.
Para 2022, a UX Group tem planos audaciosos de crescimento. Já está no radar a abertura de mais três novos CDs, localizados em São Paulo, Paraná e Espírito Santo, uma vez que já existem demandas contratadas que necessitam ser atendidas por estas regiões. O objetivo é aproveitar a tendência do varejo de utilizar a expertise de quem possui conhecimento profundo sobre segmento de logística para que possam se focar no core da empresa, que é comprar e vender.
. Zamboni afirma que a UX Group conta com tecnologia avançada para trazer integrações e operar de forma abrangente, independente do CNPJ que está nos seus armazéns. O CEO ressalta ainda que possui metas audaciosas para a empresa em 2022, com planos de saltar dos atuais R$ 40 milhões de faturamento para R$ 100 milhões. Para isso, a empresa pretende internacionalizar a operação por meio de parcerias, inicialmente para a Europa, e depois para os Estados Unidos. Outra estratégia que deve se concretizar é a aquisição de empresas com ofertas complementares às do grupo.