Entretanto, setor ainda não alcança nível pré-pandemia
Em enquete mensal realizada pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa 110 grandes marcas do varejo de moda nacional, suas associadas apontam desempenho positivo em janeiro de 2022 comparado ao mesmo mês de 2021.
93% avaliaram que as vendas das lojas físicas tiveram melhor desempenho no comparativo a janeiro do ano passado. Já a performance do e-commerce, neste mesmo período, foi considerada melhor por 67% das varejistas.
Para o diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lima, mesmo que os resultados reportados tenham demonstrado sinais positivos, ainda há cautela por parte dos varejistas. “Quando comparado aos anos anteriores pré-pandêmicos, tanto com janeiro de 2020 quanto de 2019, é perceptível que metade das empresas não recuperou os volumes comercializados antes do surto. Portanto, é um desafio aos varejistas.”
Lima acrescenta que o ano de 2022 ainda tende apresentar diversos outros cenários para além da pandemia que acaba por gerar incertezas de como o setor estará ao final.