Empresa de marketplace foi responsável por estabilidade financeira de diversos empreendedores durante último ano
A Shopee, plataforma de comércio eletrônico que conecta vendedores, marcas e consumidores, registrou um aumento no último ano de 600% no número de vendedores locais registrados no marketplace. Atualmente, mais de 85% das vendas da empresa no Brasil são locais e crescem a cada dia. Estes empreendedores puderam contar com o apoio da Shopee durante a jornada online para iniciar e ampliar suas vendas no mundo digital. Quatro deles compartilharam suas histórias de sucesso para inspirar outras pessoas no primeiro vídeo de “Histórias Inspiradoras”.
Líder da categoria de marketplace da Shopee, Leila Cargagnoli, diz que o objetivo da empresa é apoiar cada vez mais os negócios locais. “A Shoppe busca oferecer uma plataforma segura, ferramentas e treinamentos, além da conexão com milhões de consumidores e visibilidade em nossas campanhas de marketing. Com essas lojas brasileiras, a platadorma oferece fácil acesso a uma variedade de produtos locais em várias categorias.”
Entre os mais de 1 milhão de vendedores brasileiros registrados na plataforma, há muitas histórias de superação e sucesso, como é o caso da Karol Barbosa, mineira de 33 anos, que comercializa cerca de 2 mil biquinis de produção própria por semana em sua loja Lookk, na Shopee. Em um ano, sua marca já conquistou 69 mil seguidores na plataforma, e tem mais 35 mil avaliações e nota média de 4,8/5. “Em 2020, quando chegou a pandemia, eu vendia somente no atacado e muitos de meus clientes, que eram comerciantes e estavam de portas fechadas, suspenderam os seus pedidos e pagamentos. Eu estava com muitas unidades em produção e fiquei desesperada. Buscando uma solução, decidi abrir minha loja na Shopee. Logo, todo o meu estoque foi vendido e assim consegui manter o meu negócio”, conta a empreendedora.
Mesmo com os impactos trazidos pela pandemia, muitos empreendedores digitais prosperaram e o comércio eletrônico se mostrou uma via de resultados positivos para muitos brasileiros. A faixa de empreendedores que faturam entre R$ 1 mil e R$ 5 mil por mês teve um crescimento de 50%. Além disso, os pedidos de sellers locais que venderam pela primeira vez em 2021 subiram 40%.
Histórias de vendedores brasileiros na Shopee
Outras histórias de empreendedorismo mostram o potencial da digitalização dos negócios. Um exemplo disso é a Walderes Jogos, uma loja totalmente on-line de jogos de tabuleiro. Criada por um casal que precisou buscar novas formas de renda durante a pandemia, em apenas oito meses, eles passaram de microempreendedores para microempresa e seguem crescendo.
Já Fred Mendonça não tem somente uma, mas algumas lojas na Shopee, sendo um multiempreendedor aos 29 anos. Sua loja de maior faturamento é a Bazar Calçados. Ele já realizava bazares de moda no varejo offline, mas ainda não tinha se aventurado no comércio eletrônico. Isso, até o dia em que soube que a Shopee estava abrindo o cadastro para vendedores brasileiros, em 2020. “Eu me lembro do primeiro item que anunciei na Shopee, um moletom. No mesmo segundo que subi o anúncio, já fiz a primeira venda e aquilo me deixou impressionado”, revela Fred.
O empreendedor Ricardo Rodrigues, da Ricasil Store, é vendedor na plataforma desde outubro de 2020, e encontrou na Shopee a sua principal fonte de renda, quando migrou o pequeno bazar da garagem da sua casa para o online para vender produtos de papelaria e acessórios de tecnologia. “Na primeira semana que anunciei meus produtos no marketplace, já tive retorno financeiro. Eu sempre tive o sonho de empreender e hoje eu me sinto um empreendedor vitorioso. A Shopee realmente mudou a minha vida”, afirma.
Como se tornar um vendedor Shopee
Para se tornar um vendedor na Shopee é fácil e rápido. Basta aceitar os termos de serviço e a política de produtos proibidos e restritos e fazer o cadastro. Além disso, o lojista conta com algumas vantagens como comissão apenas sobre o valor do produto vendido, isenção de taxas sobre pedidos cancelados, disponibilidade de cupons de frete grátis (sem custo para os vendedores), ausência de taxas para anunciar os produtos, além de ferramentas para acompanhamento, treinamentos para profissionalização dos vendedores, mais visibilidade das vendas durante as campanhas mensais da plataforma entre outros recursos.